O AirO é destinado a proprietários técnicos e não muito técnicos de dispositivos Android compatíveis com Wi-Fi. Ele exibe a integridade da conexão Wi-Fi (“Área Local”) e mede as características de uma conexão “Área Ampla” para um servidor mais profundo na rede. Pode ser usado para responder perguntas como:
• O que há de errado com meu Wi-Fi hoje?
• Qual é a intensidade do meu sinal Wi-Fi?
• Há evidências de interferência sem fio?
• O problema está na conexão Wi-Fi ou na Internet (ou rede corporativa)?
• A conexão geral com o data center é boa o suficiente para executar meus aplicativos corporativos?
Para obter um guia de administração, incluindo instruções sobre como configurar sua rede Aruba para que mDNS (AirGroup) configure automaticamente endereços de destino para servidores AirWave e iPerf (permitindo que o aplicativo baixado funcione em diferentes redes sem intervenção do usuário), consulte o Guia de administração do Air Observer hospedado em a página da Web da comunidade HPE Aruba Networking Airheads http://community.arubanetworks.com/t5/Aruba-Apps/New-Admin-Guide-for-the-AirO-Air-Observer-app/td-p/229749 (ou acesse para community.arubanetworks.com e procure por "AirO").
A seção superior “Wi-Fi e rede local” da tela exibe três medições que mostram a integridade da conexão Wi-Fi:
• Força do Sinal ou RSSI em dBm
Medimos a intensidade do sinal primeiro porque, se for ruim, não há chance de obter uma boa conexão. A solução, em termos simples, é aproximar-se do ponto de acesso.
• Velocidade do link.
A causa comum de baixas velocidades de link é a fraca intensidade do sinal. Mas, às vezes, mesmo quando a intensidade do sinal é boa, a interferência no ar de fontes Wi-Fi e não Wi-Fi reduz as velocidades do link.
• Ping. Este é o conhecido teste de eco ICMP para o gateway padrão da rede. Uma velocidade de link baixa geralmente causa tempos de ping longos. Se as velocidades do link forem boas, mas os pings forem lentos, pode ser um longo caminho até o gateway padrão em uma conexão de banda larga estreita.
A seção inferior da tela exibe os resultados dos testes entre o dispositivo e um computador servidor, geralmente no centro de dados corporativo ou na Internet. O endereço desse servidor é escolhido entre um número configurado em ‘configurações’ – mas uma vez escolhido, apenas um endereço de servidor é usado para esses testes.
• Ping. Há uma medição de ping para este servidor. É o mesmo teste de ping acima, mas como este vai mais longe, normalmente (mas nem sempre) demora mais. Novamente, 20 ms seria rápido e 500 ms seria lento.
Algumas redes podem bloquear o tráfego ICMP (ping). Nesse caso, o teste de ping da Wide Area Network sempre falhará, mas o tráfego normal (por exemplo, Web) pode passar.
• Teste rápido. Os próximos testes são ‘speedtests’. Para isso, utilizamos a função iPerf (iPerf v2). Em um contexto corporativo, deve ser uma instância do servidor iPerf configurada em algum lugar no centro da rede, provavelmente um data center. Por se tratar de um teste de taxa de transferência (TCP), os valores aqui nunca serão superiores a cerca de 50% do valor da 'velocidade do link' para a conexão Wi-Fi. O cliente iPerf no aplicativo é configurado para executar em modo bidirecional, primeiro um teste upstream e depois downstream.